quarta-feira, 29 de junho de 2011

Não Sabe a gente te conta : Conheça a melhor maneira de tirar seu nome da lista de devedores . Para diminuir o superendividamento dos brasileiros, taxa para pagamento mínimo do cartão de crédito vai chegar a 20%.

Mais da metade dos brasileiros que ficaram com o nome sujo na praça no primeiro trimestre deste ano deviam até R$ 100. Já o número de inadimplentes, com dívidas maiores, de até R$ 500, cresceu em relação ao ano passado. E as mulheres passaram à frente dos homens na lista dos maus pagadores.

 primeiro passo é descobrir o valor total da dívida. Caso não saiba, o caminho é procurar o SPC ou a Serasa da cidade. Descubra para quem você deve e negocie. Formalize o que for acertado por escrito. A partir daí, a empresa é obrigada a informar ao serviço de crédito que a situação está sendo resolvida, mesmo que o consumidor ainda não tenha quitado a dívida.O SPC leva três dias para retirar o nome da lista de devedores e a Serasa, de um a cinco dias. Na negociação evite responder na hora. O ideal é aguentar a pressão do cobrador e fazer as contas com calma para ver se a proposta cabe no orçamento.
Para quem tem o mau hábito de usar o cartão de crédito e pagar só o mínimo, atenção redobrada: esse valor aumentou de 10% para 15% da fatura. E até o fim do ano vai chegar a 20%. O objetivo da medida é tentar diminuir o superendividamento dos brasileiros. As taxas de juros para o crédito rotativo do cartão continuam muito altos. Portanto, fuja dela.De janeiro a maio foram emitidos quase 26 milhões de cheques sem fundo no país. Nesses casos, procure a agência bancária que incluiu seu nome no cadastro de devedores e veja para quem você deu o cheque. Procure essa pessoa, pague a dívida e volte ao banco com o cheque sem fundo para pedir a retirada do seu nome no cadastro.

Por : Luana Wandenberg

Nenhum comentário:

Postar um comentário