segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Rins : Nós vamos explicar pra você , as formas de prevenção, os fatores de risco e os tratamentos disponíveise cirurgias

Pedras nos rins atingem três vezes mais os homens que as mulheres. Nós vamos explicar pra você , as formas de prevenção, os fatores de risco e os tratamentos disponíveise cirurgias .

 

Médicos falaram sobre prevenção, fatores de risco, tratamentos e cirurgias.

Quem já teve pedra no rim garante: a dor é pior que a do parto. E a chance de reincidência da doença é grande – metade dos pacientes volta a ter o problema, e alguns sofrem ainda pela terceira vez. Os homens são o maior grupo de risco: três para cada mulher. E, com a idade e maus hábitos de vida, a probabilidade aumenta.

 Segundo os médicos, no caso de receitas caseiras, como o chá de quebra-pedra, não é a folha que desfaz o cálculo renal ou ajuda o sistema urinário a expelir a pedra, mas sim a água do chá. Se a pessoa tomar um litro de água ou de chá, o efeito é o mesmo: o importante é beber líquido (pelo menos 2 litros por dia).

Outra recomendação é cuidar para não exagerar na quantidade de ervas do chá, pois em excesso elas podem ser tóxicas. Os pacientes também podem ingerir chás diuréticos, mas não cerveja, já que o álcool contribui para formar mais cálculos, em vez de ajudar a expelir o que já existe no rim.
Exames de diagnóstico

- Raio X dos rins, ureteres e bexiga. As pedras de cálcio podem ser identificadas nas radiografias pela cor branca.

- Exames de urina, para analisar a acidez e a presença de cristais, infecção ou substâncias químicas que inibem ou promovem a formação de cálculos
Procedimentos disponíveis

. - Cirurgia percutânea (substitui a aberta) – é feita uma incisão de 1 cm nas costas.

- Cirurgia endoscópica – realizada pela via urinária


- Duplo J – usado em cálculos parados no ureter (entre a bexiga e o rim), com objetivo de desobstruir o rim

Por: Luana Wandenberg

Nenhum comentário:

Postar um comentário