quinta-feira, 1 de setembro de 2011

aluguel, supermercado, dentista . Suas contas estão todas organizadas corretamente ? vocÊ fica perdido na hora de pagar suas contas . livre-se da desorganização e aprenda Como fazer um orçamento mensal Para ajudar vocÊ dividir suas contas e sair do sufoco !!


 *Aprenda a fazer um planejamento das suas contas para ter mais controle e mais tranqüilidade.

1Em uma agenda ou em um caderno, faça duas colunas. Em uma, escreva renda e, na outra, despesas.
2 Anote na coluna de renda todas as entradas de dinheiro que você terá no mês: salário, comissões, prêmios, devoluções de empréstimos, restituição do imposto de renda e etc. Some o total e anote o valor no final da coluna.
3 Na coluna despesas, anote todas as saídas de dinheiro que você terá no mês: prestação de imóvel, aluguel, IPTU, outros impostos, serviços, transportes, supermercado, lazer, presentes, dentista, médico, roupas, calçados, etc.
4 Acrescente na coluna de despesas quanto você vai economizar no mês e destine uma quantia para imprevistos ou emergências. Some tudo e anote o valor no final da coluna.
5 Compare os totais das duas colunas. Se a coluna de renda for suficiente para cobrir a de despesas, você não terá sobressaltos durante o mês.
6 Mas se a renda não for suficiente, reduza os gastos até que as duas colunas pelo menos empatem.
7 Faça o orçamento mensalmente e cheque o andamento das contas todas as semanas para manter o controle das suas finanças.
Por: Luana Wandenberg

Nenhum comentário:

Postar um comentário