quinta-feira, 5 de julho de 2012

Brasil cai no ranking dos preferidos para investimentos estrangeiros


O Brasil perdeu uma posição entre os países preferidos pelos empresários como destino de IED (Investimento Estrangeiro Direto) para os próximos dois anos, segundo pesquisa da Unctad (Agência das Nações Unidas para Comércio e Desenvolvimento) realizada neste ano com 600 empresários. Foi a primeira queda do Brasil neste ranking desde o início do levantamento, em 2008.
De acordo com o Relatório Global de Investimentos da entidade, o país, que ocupava a quarta posição no ano passado, agora aparece em quinto lugar como destino preferencial para realização de aportes de capital produtivo.
A Indonésia, que aparecia em sexto lugar no ranking no ano passado, ultrapassou o Brasil e agora está em quarto lugar entre os destinos mais atrativos para investimentos. Nas primeiras posições estão China, Estados Unidos e Índia.
Para Afonso Lima, essa queda irá refletir o crescimento doméstico menor esperado para esse ano, o que freia projetos de empresas que olhavam o diferencial de crescimento do Brasil em relação ao restante do mundo. Além disso, explica, há também o fato de que a região que mais investe no país, a Europa, enfrenta uma séria crise econômica e, por isso, é natural que a capacidade de investimento externo das empresas instaladas nesses países se retraia.
UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário