quarta-feira, 4 de julho de 2012

Trabalhar à noite aumenta o risco de câncer de mama, afirmam pesquisadores

DIARIODENATAL.COM.BR 
 
Mulheres que trabalham em turnos noturnos têm um risco 30% maior de desenvolver câncer de mama em relação às funcionárias que cumprem o horário convencional (ou comercial). Essa é a conclusão de um estudo que acaba de ser publicado pela revista científica International Journal of Cancer.

A investigação, que envolveu 3.000 mulheres, foi conduzida por pesquisadores franceses do Inserm (Instituto Nacional da Saúde e Pesquisa Médica). Eles se basearam em levantamentos populacionais feitos entre 2005 e 2008. Mais de 11% das mulheres analisadas tinham trabalhado à noite em algum momento. Os riscos de apresentar um tumor foram maiores entre as que passaram por essa experiência por mais de quatro anos e entre aquelas que haviam trabalhado à noite antes da primeira gravidez. 

Não é a primeira vez que o trabalho noturno é associado a um risco maior de câncer de mama. Em maio, o Inca (Instituto Nacional do Câncer) divulgou um estudo sobre o aspecto ocupacional do tumor que citava a suscetibilidade das enfermeiras - justamente porque muitas trabalham à noite.

A explicação mais aceita pelos médicos é a de que se expor à luz artificial à noite reduz a secreção da melatonina, responsável pelos receptores hormonais, pelo sistema imune e pelo sono. Essa desregulação hormonal teria ligação com o tumor. Em 2010, a Agência Internacional para Pesquisa de Câncer classificou as atividades profissionais que perturbam o ritmo circadiano, como o turno noturno, como "provavelmente cancerígenas".
 
Estatísticas, diagnósticos  e tratamento - Dados do Inca apontam que neoplasia mamária é a segunda mais frequente no mundo e a mais comum entre as mulheres – são 22% de casos novos em relação ao mesmo período do ano anterior.  
 
A doença apresenta 95% de chance de ser curada, quando o nódulo é menor que um centímetro, porém o auto-exame não consegue detectar nessa fase. “A mamografia é uma das principais formas para diagnóstico da doença em estágio inicial, fato importantíssimo para o sucesso do tratamento”, ressalta o oncologista Dr. Ricardo Caponero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário