sexta-feira, 13 de julho de 2012

Vida social intensa estimula consumo de álcool, mostra estudo com roedor


Pesquisadores americanos verificaram que uma vida social intensa promove mais o consumo de álcool do que o fato de ter sido criado apenas pela mãe -- ou pelo menos é o que acontece em arganazes, um tipo de roedor. É o que mostra pesquisa publicada na revista científica de acesso aberto "PLoS ONE".
Esse estudo oferece novas maneiras de entender os fatores que predispõem os seres humanos ao consumo de álcool, por ser o primeiro a estudar experimentalmente a influência da estrutura familiar de criação segundo diferentes condições sociais de consumo de bebida alcoólica.
Os relacionamentos sociais têm efeitos importantes sobre o consumo de álcool, tanto de inibição quanto de promoção. No caso dos humanos, as pesquisas anteriores são ambíguas quanto ao papel do ambiente de criação dos filhos na propensão posterior ao consumo de álcool.
Esse estudo também pode sugerir que a predisposição humana ao abuso de álcool encontrada em filhos de mães solteiras pode se dever a outros fatores, tanto sociais, como baixa renda, quanto biológicos, como a genética.
FOLHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário