terça-feira, 20 de novembro de 2012

BBC elege Senna como maior de todos os tempos, mas cita seu "psicológico obscuro"


Desde o começo deste ano, o site da emissora britânica BBC tem listado os 20 maiores pilotos de Fórmula 1 de todos os tempos. A série começou em março, com Jochen Rindt, e teve os brasileiros Nelson Piquet e Emerson Fittipaldi em 16º e 17º, respectivamente. O especial chegou a fim nesta terça-feira, com o número 1: Ayrton Senna.

O brasileiro tricampeão superou Juan Manuel Fangio, segundo colocado da lista, e Jim Clark, terceiro. Michael Schumacher ficou em quarto, e Alain Prost em quinto. Coube ao redator-chefe de Fórmula 1 da BBC, Andrew Benson, traçar um perfil de Ayrton Senna e justificar a sua escolha como o maior de todos os tempos, sem esquecer de citar os mistérios da personalidade do piloto e a sua intrigante coragem de buscar sempre o limite.
“A grandeza do homem e sua pilotagem brilhante são fáceis de serem lembradas, mas a ocasional obscuridade de seu psicológico, talvez não”, escreve Benson, que descreveu Senna como um “semideus” no Brasil, além de um piloto admirado em todo o mundo pelo seu carisma e romantismo.
Por fim, Andrew Benson encerra explicando por que Senna elevou o esporte a um novo patamar: “Ele pregou a moralidade, mas estava preparado para abandoná-la pela sua ambição e seu próprio senso de justiça. Ele falou eloquentemente sobre sua própria mortalidade, mas testou seus limites quase sempre no carro. Tudo isso, aliado ao seu humanismo, caráter e inteligência, deu a ele e ao esporte o apelo de milhões.”

UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário