segunda-feira, 25 de julho de 2011

Não sabe a gente te conta : O Brasil tem mais celular do que pessoas. São 215 milhões de linhas e 80% são pré-pagas. Comprar um chip de celular é fácil, difícil é saber os direitos que o consumidor tem nessa compra.

Planos pré-pagos representam 80% das linhas telefônicas. Mesmo assim, empresas não informam corretamente os direitos ao consumidor.

Muitos compram um pré-pago porque acham que terão menos custo. O que eles não sabem é que, na verdade, ele custa muito mais do que o pós. Enquanto o minuto no pós-pago pode custar menos de 90 centavos, no pré chega a quase R$ 1,50.
Pesquisa reealizada pelo IDEC (Instituto de Defesa do Consumidor) mostrou que as empresas não informam corretamente os direitos ao consumidor.

O contrato deve estar no próprio chip, onde o consumidor vai comprar (bancas de jornal ou lojas), onde ele vai recarregar e na internet. Os direitos que devem estar detalhados são:

- Desbloqueio: deve ficar claro para o consumidor que é direito dele, sem custo.

- Portabilidade: é permitido mudar de operadora e manter o número.

- Relatório de ligações, como se fosse uma conta de pós-pago.

- Revalidação de créditos que venceram.


A praticidade do pré-pago acaba dando a entender ao consumidor que não há vínculo entre ele e empresa. Mas ele existe e os direitos são os mesmos do cliente pós. Se tiver problemas, deve procurar o Procon.
Fonte : Globo
. O Brasil tem mais celular do que pessoas. São 215 milhões de linhas e 80% são pré-pagas. Comprar um chip de celular é fácil, difícil é saber os direitos que o consumidor tem nessa compra..




Por : Luana Wandemberg


Nenhum comentário:

Postar um comentário