quinta-feira, 24 de maio de 2012

Admitir que precisa de ajuda é o primeiro passo para se livrar da depressão

Todo mundo já deve ter escutado “fulano está depressivo”, mas isso é muito mais sério do que muita gente imagina. A depressão é uma doença que atinge uma parte considerável da população ao redor do mundo.

Os motivos para o surgimento dessa patologia são inúmeros.  “Em uma sociedade que cobra o culto ao corpo, é robótica e até fria, encontramos quadros de depressão em que a pessoa não consegue atingir o objeto desejado, tornando-se triste e ausente”, explica a psicanalista Taty Ades.

Os principais sintomas são melancolia, tristeza, falta de vontade de sair de casa, distanciamento dos amigos e até desejo de tirar a própria vida.

A depressão pode surgir por diversos motivos. Pode ser por morte de um ente, um amigo que partiu ou até perda de identidade. “E isso pode ser refletido em diversas doenças modernas, como síndrome do pânico, anorexia, bulimia, dismorfia corporal, amor patológico, agorafobia, entre outras”, revela Taty.

As pessoas que sofrem deste mal precisam admitir que estão precisando de ajuda e que o tratamento com profissionais pode ajudar a salvar a própria vida. Por isso, é importante ficar atento nas atitudes dos seus familiares e amigos, de repente, eles estão precisando de ajuda e nem sabem.
DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário