sábado, 19 de maio de 2012

Juro baixo anunciado pelos bancos só vale para casos especiais

Os meses de abril e maio foram marcados pela redução dos juros cobrados em diversas linhas de crédito de bancos públicos e privados no Brasil, mas o consumidor ainda não sentiu economia no bolso. 

Amplamente divulgadas, as taxas mínimas de juros são aplicadas somente em casos muito específicos, como constatou a reportagem do R7 nos dias 9 e 10 de maio; a Fundação Procon de São Paulo, no dia 2 de maio; e uma pesquisa da Pro Teste (Associação dos Consumidores) realizada no fim de abril nos principais bancos de varejo do País. 

Ao apurar a taxa oferecida para os juros do cheque especial, a reportagem verificou que, dentre os bancos Caixa Econômica Federal (1,35% ao mês), HSBC (1,39%)  e Bradesco (8,19%), nenhum ofereceu a taxa mínima.  A melhor condição de juros dependia do tempo de relacionamento com a instituição financeira, renda do consumidor e análise de crédito.
Outro lado
O Bradesco informou que a negociação dos juros nas linhas de financiamento é avaliada caso a caso e leva em conta o relacionamento com o cliente. Esse "relacionamento", basicamente, é o histórico de "bom pagador" do cliente. Com menos risco, os juros podem ser menores, alegam.

A Caixa, também em nota, utilizou-se do mesmo argumento para definir a taxa cobrada. A instituição explica ainda que as taxas de juros praticadas para o financiamento de veículos levam em consideração a análise do relacionamento do cliente com o banco, o prazo pretendido e a cota a ser financiada. 

O juro mínimo, de 0,89% ao mês, se destina a todos os clientes, desde que o veículo tenha até cinco anos de fabricação,  que o financiamento seja feito em até 12 meses e a cota financiada seja de até 50%.

O HSBC afirma que as taxas são definidas de acordo com o relacionamento entre cliente e banco. As taxas publicadas servem como referência e variam de acordo com a evolução do mercado financeiro. 

Em nota, o Banco do Brasil informou que os juros para financiamento de veículos variam de acordo com as características da operação, como percentual dado na entrada, ano do veículo e prazo do financiamento. O mesmo discuros do relacionamento coom o cliente foi alegado pelo Itaú Unibanco. 

Desde a última pesquisa da Proteste, o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, o Bradesco e o Itaú Unibanco efetuaram novos cortes nas taxas.
R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário