quinta-feira, 12 de julho de 2012

Aparência é fundamental para o sucesso profissional; veja como não errar ao se vestir

Causar uma boa impressão no ambiente de trabalho pode ser o diferencial para conquistar um novo cliente, uma promoção ou uma nova colocação. A consultora de Recursos Humanos Débora Goulart explica que um profissional que sabe se vestir bem em diferentes ocasiões é sempre lembrado e bem recomendado. "Quando você vê uma pessoa alinhada e estilosa, a imagem que se fixa na memória é positiva", diz.
A consultora afirma que competência e compromisso ainda são os melhores trunfos de um profissional, mas a roupa pode dar um impulso. "Se eu tenho dois candidatos para uma vaga e ambos me apresentam resultados, formação e perfis parecidos, mas um deles está sempre bem vestido e o outro não, escolho o que se apresenta melhor".
O principal elemento para não errar no visual é conhecer a empresa onde você trabalha, quer trabalhar ou fará uma reunião importante. Se um candidato vai para uma entrevista em uma agência de publicidade de terno, provavelmente, passará as mensagens erradas. "É preciso pesquisar para saber como se arrumar. Em uma empresa jovem, como um site, vale ousar; em um banco, um terno é obrigatório", diz Débora.
A atenção que damos à roupa representa nossa dedicação ao trabalho, segundo Cristina Zanetti, consultora de estilo pessoal. "Uma pessoa que chega com om cabelo desgrenhado e a roupa amassada passa a impressão de que não se importa nem um pouco com o trabalho. Foi de qualquer jeito. Já a que está arrumada mostra que tem cuidado, se preocupa.
Afinal, o que vestir? Nem os consultores de estilo conseguem entrar em consenso para definir o que vestir, pois cada profissão tem suas particularidades. A maioria, porém, torce o nariz para jeans, camiseta e tênis. Mas há lugares onde esse visual é bem aceito e seria impossível mudar tal hábito --como sugerir que jornalistas parem de usar jeans, por exemplo.
UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário