segunda-feira, 2 de julho de 2012

Japoneses usam sabão para criar a tela mais fina do mundo

Pesquisadores da Universidade de Tóquio, no Japão, prometem entrar para mais um recorde mundial de tecnologia. Segundo o New Scientist, os cientistas vão anunciar em agosto deste ano a tela de computador mais fina já desenvolvida no planeta. O que mais surpreende é que o display, de acordo com os criadores, foi feito apenas com sabão e alguns ingredientes de fácil acesso, como açúcar, glicerina, água, leite e surfactante (substância que diminui a superfície de contato entre dois líquidos).
Os desenvolvedores do visor observaram que a superfície de uma bolha de sabão é, na verdade, um material com duas características importantes: permite a passagem de luz através de si mesma e revela a cor da própria estrutura. Com base nessas propriedades, os japoneses criaram uma tela a partir de dois líquidos coloidais, possibilitando que o display alcançe medidas de apenas 1 nanômetro, ou um milionésimo de 1 milímetro. Ao mesmo tempo, os líquidos formam uma película resistente e ao mesmo tempo maleável.

Para deixar a tela de sabão resistente, os pesquisadores a estabilizaram por ondas de ultrassom. Isso significa que, no futuro, quando for instalado em um computador, o visor vai por fim a preocupação do usuário em riscar o monitor, já que o material será livre desse tipo de situação.

Além disso, os cientistas mostraram em um vídeo que o display de sabão também será capaz de reproduzir imagens em 3D e até hologramas. Pelo fato da tela ser manipulável, é possível controlar sua transparência através da frequência das ondas de ultrassom e, ao empilhar várias camadas de bolhas em conjuntos, o efeito tridimensional pode ser alcançado.

Os japoneses vão apresentar a nova tecnologia em agosto durante a conferência internacional de tecnologia gráfica, a Siggraph 2012, em Los Angeles, nos Estados Unidos.


fonte:   lhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/noticias/japoneses-usam-sabao-para-criar-a-tela-mais-fina-do-mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário