terça-feira, 3 de julho de 2012

Mais leitos e recursos federais serão encaminhados para a saúde do RN

 Diário de Natal

Em meio a tantos problemas, boas notícias para a saúde potiguar. Após ida à Brasília no último final de semana, o secretário estadual de saúde, Isaú Gerino, garantiu um aumento considerável na oferta de leitos de clínica médica para o estado. Nos próximos 30 dias, devem ser disponibilizados 60 novos leitos de retaguarda no Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol). Além disso, os quatro maiores hospitais do RN deverão começar a receber repasses federais do programa SOS Emergência a partir deste mês.


O titular da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) disse que vem sendo uma prioridade em sua gestão a oferta de leitos. Além das novas vagas no Huol, já estão em funcionamento 25 novos leitos no Hospital Doutor Ruy Pereira (antigo Itorn) e serão abertos mais 40 no Hospital João Machado. Segundo Isaú Gerino, Natal precisa, ao menos, de cem novos leitos para atender à sua demanda reprimida e ele frisa a importância da coopera

A outra novidade, que é o recebimento de repasses federais pelo programa SOS Emergência, havia sido uma promessa do Ministro da Saúde Alexandre Padilha e, até então, contemplaria apenas o maior hospital da rede Sesap, o Monsenhor Walfredo Gurgel (HWG), e agora beneficiará mais três unidades. O programa prevê repasses mensais de R$ 300 mil à unidade, além de uma verba de R$ 3 milhões para o Estado prover reformas, compra de equipamentos e mobiliário para seus hospitais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário