segunda-feira, 16 de julho de 2012

Permanecer muito tempo sentado reduz expectativa de vida




De acordo com um estudo realizado pelo Pennington Biomedical Research Center  em Baton Rouge, nos Estados Unidos, sentar menos pode prolongar a expectativa de vida. Os autores do trabalho concluíram que as pessoas que passam menos tempo sentadas desfrutam de 1,4 anos a mais. Os resultados da pesquisa foram publicados na versão virtual da revista BMJ Open.
Para chegar às conclusões, os pesquisadores norte-americanos analisaram uma grande amostra populacional, ou seja, quase 167 mil pessoas adultas que tinham participado de outros estudos nos Estados Unidos. Foram vários dados coletados com relação ao tempo empregado em determinadas atividades, como assistir TV. Também foi necessário fazer a revisão das pesquisas que associavam o tempo em que cada indivíduo passa sentado às principais causas de mortes, como diabetes e doenças cardíacas.
Ao desenvolver o novo estudo, os autores se basearam numa técnica que leva em conta osfatores de risco da população. Eles alertaram ainda que a pesquisa não avalia o perigo que cada indivíduo sofre ao permanecer sentado por muito tempo, mas sim o efeito do estilo sedentário sobre a longevidade. Peter Katzmarzyk e I-Min Lee, especialistas responsáveis pelo estudo americano, afirmaram também que as estimativas são teóricas.
Após a revisão de tantos dados coletados, conclui-se que quem assiste menos de duas horas de televisão por dia amplia o tempo de vida em um ano e quatro meses. Outras tarefas que o indivíduo desenvolve sentado, como jogar videogame e usar o computador, também representam riscos para a saúde, pois são indicadores de uma vida sedentária.
mundodastribos.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário