terça-feira, 10 de julho de 2012

Tuberculose é quatro vezes mais provável em pessoas com diabetes

O risco de infecção pela bactéria da tuberculose é quatro vezes maior em pessoas com diabetes, de acordo com pesquisadores da Universidade de Copenhagen, na Dinamarca.
A pesquisa revela ainda que pacientes com o distúrbio metabólico são cinco vezes mais prováveis de morrer durante o tratamento da tuberculose.
Segundo os pesquisadores, o crescente número de diabéticos na Ásia e África aumenta a probabilidade de que mais pessoas vão sucumbir e morrer de tuberculose no futuro.
"Nossos estudos mostram, em primeiro lugar, que o diabetes está avançando rapidamente nos países em desenvolvimento, não apenas na Ásia, mas também na África. E em segundo lugar, que, como um diabético está em maior risco de adoecer e morrer de tuberculose", afirma o pesquisador Daniel Faurholt-Jepsen.
A equipe afirma que os resultados do estudo demonstram que o diabetes é uma ameaça grave para o controle da tuberculose.
"A tuberculose mata mais de um milhão de pessoas a cada ano. Isso pode ser muito maior no futuro, se nada for feito agora. Devemos desenvolver melhor as diretrizes internacionais para um tratamento combinado de pacientes com diabetes e tuberculose, assim como melhores métodos que podem baratear e melhorar o diagnóstico de diabetes entre os pacientes com tuberculose", ressalta Faurholt-Jepsen.
Segundo informações da pesquisa, um terço da população humana mundial está infectada com uma bactéria dormente da tuberculose, principalmente as pessoas que vivem em países em desenvolvimento.
R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário